Processos de separação de mistura
É um processo físico natural que permite separar um material sólido ou líquido de outros materiais que possuem densidades diferentes e são imiscíveis (heterogêneos, ou seja, que não se misturam). É utilizado principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólido-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar).Esse método consiste em deixar a mistura em repouso e o componente mais denso, sob a ação da força da gravidade, formará a fase inferior e o menos denso ocupará a fase superior. Quando a mistura a ser separada é constituída de dois líquidos imiscíveis, pode se utilizar um funil de vidro, conhecido como Funil de Decantação ou Funil de Bromo. A decantação é usada nas estações de tratamento de água, para precipitar os componentes sólidos que estão misturados com a água.
Funil de decantação [pic] Utilizando o funil de separação, podemos fazer o mesmo com a mistura de água e óleo (liquido-liquido) com o passar do tempo, o líquido mais denso, neste caso a água, vai para o fundo e o líquido menos denso, no caso o óleo, fica em cima. Sendo possível a retirada da água e separando os dois líquidos da mistura.
Exemplo: água e areia (liquido-solido). Se deixarmos um balde com água e areia em repouso por um determinado tempo, observaremos que a areia precipitará, ou seja, irá para o fundo do balde, isso é devido ao fato da areia ser mais densa que a água. A água então pode ser retirada facilmente.
[pic] A separação de gás de sólido por decantação ocorre da seguinte forma: A mistura passa através de obstáculos, em forma de zigue-zague, onde as partículas sólidas perdem velocidade e se depositam. Industrialmente, esse processo é feito em equipamento denominado câmara de poeira ou chicana, conforme o esquema:
[pic]
CENTRIFUGAÇÃO
É uma maneira de acelerar o processo de decantação,