Separação de misturas
Separar misturas por destilação, cromatografia em papel e extração com solventes.
Introdução
Para isolar substancias em soluções são utilizados métodos de separação, como: filtração, destilação, decantação, cromatografia, centrifugação, etc..
Vimos nesta aula três métodos distintos: Destilação simples, Cromatografia e Extração com Solventes.
Destilação simples é um método utilizado para separação de misturas solido-líquidos em solução. O procedimento consiste em aquecer a solução, onde o solvente possui baixa temperatura de ebulição, restando no sistema somente o composto sólido.
Abaixo ilustramos o processo:
Figura 1 : destilação simples
Fonte: www.sobiologia.com.br
Comatografia
A cromatografia é uma técnica quantitativa que tem por finalidade geral a identificação de substâncias e a separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa, envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.
Existem várias classificações quanto à cromatografia, os quatro principais são:
1. Classificação pela forma física do sistema cromatográfico.
2. Classificação pela fase móvel empregada.
3. Classificação pela fase estacionaria utilizada.
4. Classificação pelo modo de separação.
Fig 2 Cromatografia em papel
Fonte www.mundoeducacao.com
Extração com Solventes
A Extração com solvente, ou a extração líquido a líquido, é uma técnica em que uma solução (usualmente aquosa) é posta em contato com um segundo solvente (usualmente orgânico), essencialmente imiscível com o primeiro solvente, a fim de provocar uma transferência de um, ou mais de um, soluto para o segundo solvente. As separações que se podem fazer são simples, limpas, rápidas e