a historia da geografia
As províncias geológicas dividem-se em: escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos.
Escudos cristalinos: constituem a formação mais antiga da crosta terrestre. Nos estudos mais antigos(arqueanos),estão os minerais não-metalicos(granito, ardósia,etc). Nos mais recentes (proterozoicos)e os de início da era Paleozóica) estão os metálicos (ferro, manganês, ouro, cobre, etc.); por isso os escudos mais recentes são bastantes explorados economicamente.
Bacias Sedimentares: são depressões de relevo preenchidas por fragmentos minerais e rochas erodidas e por sedimentos orgânicos, estes últimos ao longo do tempo geológico podem transformar-se em combustíveis fósseis. A formação de grandes cadeias orogênicas em consequencia da movimentação das placas ocorreu no início do período Terciário(final da era Mesozóica e início da era Cenozóica).
Dobramentos modernos: os terrenos soerguido pelo movimento das placas pode conter vários tipos de minerais metálicos e não-metálicos. Há outros tipos de montanhas, de origem vulcânica.
Províncias Geológicas do Brasil
A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.
• Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no éon Arqueano (o qual ocupa cerca de 32% do país) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no éon Proterozoico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.
• Bacias sedimentares: estrutura geológica de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas. Em terrenos formados na era Mesozoica existem jazidas petrolíferas. Em áreas da era Cenozoica ocorre um intenso