Ensaio de impurezas orgânicas
Departamento de Construção Civil
Curso de Edificações Integrado
Relatório de Materiais de Construção
Ensaio de impurezas orgânicas – 02 e 03/09/2014
Hadriel Lima
P5 de Edificações
1. Introdução
O ensaio busca identificar a concentração de impurezas de origem orgânica no agregado, que impossibilitaria ou não a utilização dele na construção civil.
2. Aparelhagem
Balança com capacidade maior ou igual a 1 kg e sensibilidade de 0,01g;
Provetas (10 e 100 ml) e béquer (1 litro);
Frasco erlenmeyer (250ml);
Funil;
Papel filtro;
Tubos nessler (100 ml);
Soluções de hidróxido de sódio e ácido tântrico, previamente preparada pelo laboratorista conforme a norma.
3. Desenvolvimento
Pesar 200 g da amostra do agregado e colocar no frasco de erlenmeyer, e despejar 100 ml da solução de hidróxido de sódio, misturar bem e deixar em repouso por pelo menos 24 horas. Preparar a solução padrão, misturando 3ml da solução de ácido tântrico com 97ml da solução de hidróxido de sódio, e deixar em repouso por 24 horas, pelo menos.
No dia posterior ao início do ensaio, a solução contendo o agregado e o hidróxido de sódio foi filtrada usando o filtro de papel, e depositada no tudo de nessler. Foi feita a análise visual do material, comparando a solução de agregado com a solução padrão, e observar se a solução com o agregado se encontra mais clara ou escura que a solução padrão.
4. Resultados
Comparando visualmente, a solução composta de agregado e hidróxido de sódio filtrada se encontrava bem mais clara que a solução padrão.
5. Conclusão
Concluímos que a quantidade de impurezas orgânicas presentes no agregado não ultrapassa o máximo permitido para uma utilização segura na construção civil.