Agregados Miúdos
QUÍMICA GERAL I
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE IMPUREZAS ORGÂNICAS NOS AGREGADOS
Palmas, 09 de junho de 2014
Introdução
Este é o primeiro ensaio da disciplina de Química Geral I e que tem por objetivo determinar o teor de impurezas orgânicas nos agregados miúdos logo após a preparação da solução de hidróxido de sódio a 3%. Este ensaio foi aplicado no dia 26 de Maio de 2014 no laboratório de Materiais de Construção do CEULP/Ulbra. Foi apresentado à turma os materiais e equipamentos a serem usados e instruída ao passo a passo do ensaio.
O hidróxido de sódio (NaOH), a conhecida soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. É considerada uma base forte. Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.
Equipamentos
Balança com precisão de 0,01g
Béquer (Bécker)
Provetas
Frascos de Erlenmeyer
Pipeta automática
Objetivo
O objetivo deste ensaio é avaliar o teor de impurezas orgânicas em agregados miúdos, a partir da preparação da solução de hidróxido de sódio a 3% (3g de hidróxido de sódio para 97g de água destilada).Métodos para o preparo
Para se avaliar o teor de impurezas orgânicas em agregados miúdos, foi colocado no Bécker 3g de hidróxido de sódio (NaOH), logo após, em uma proveta foi colocado 97g de água destilada e em seguida foi misturado ambos, hidróxido de sódio e água destilada num frasco de Erlenmeyer.
Com isso foi introduzido uma quantidade suficiente de agregados miúdos na mistura, para obter os resultados necessários, foi preciso agitar a mistura e deixá-la