Eng. Civil
AVALIAÇÃO DE IMPUREZAS ORGÂNICAS EM AGREGADOS MIÚDOS
Bruno Alencar
AVALIAÇÃO DE IMPUREZAS ORGANICAS EM AGREGADOS MIÚDOS
Relatório apresentado como requisito parcial da Disciplina Química Geral l do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, orientado Pelo Professor MSc José Geraldo Delvaux
ÍNDICE
1. Introdução ............................................................ 4
2. Objetivo ............................................................... 5
3. Materiais e métodos ............................................. 6
4. Resultado e discussão ........................................... 8
5. Conclusão ............................................................. 9
6. Referências bibliográficas ..................................... 10
INTRUDUÇÃO
A norma MERCOSUL estabelece o método de determinação colorimétrica de impurezas orgânicas em agregado miúdo destinado ao preparo do concreto.
Uma vez que cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados, não é de se surpreender que a qualidade destes seja de importância básica na obtenção de um bom concreto, exercendo nítida influência não apenas na resistência mecânica do produto acabado como, também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural. Procura-se, neste item, apresentar as principais propriedades dos agregados, analisando o seu grau de importância e responsabilidade na geração das características essenciais aos concretos.
Podemos definir agregado como: material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas e isentos de impurezas prejudiciais.
OBJETIVO
Esta norma MERCOSUL estabelece o método de determinação colorimétrica de impurezas orgânicas em agregado miúdo destinado ao preparo do concreto. Este método não determina substancias orgânicas como óleos, graxas e