HD Sata
Alunos: Leandro Gomes, Tiago Rodrigues, Mauricio de Azevedo, Ronam Felix, Anderson...
Velocidade padrão do HD SATA X HD IDE
O HD SATA chamado também de Serial ATA surgiu no ano 2000, é o sucessor e um progresso do padrão IDE, PATA (Paralell ATA) ou simplesmente ATA, o IDE é o disco rígido usado na maioria dos computadores. O nome das duas tecnologias mostra a diferença entre elas:
O IDE ou PATA envia as informações de forma paralela “Paralell” (por isso que é chamado também de PATA) através de cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos (flat cable), transmitindo bits de dados simultaneamente.
O Serial ATA ou simplesmente SATA, envia as informações em série, um bit atrás do outro através de cabos de quatro fios e de menor diâmetro do que o chamado flat cable, permitindo assim uma melhor ventilação no gabinete.
Teoricamente, enviar as informações em paralelo deveria ser mais rápido do que enviar informações em série, mas não é bem assim.
Segundo Nobile (2007, p. 126):
O que parecia uma vantagem imediata, com o tempo se transformou em desvantagens, pois quanto mais rápido os dados trafegavam pelas vias paralelas, maior eram as chances de geração de ruídos elétricos, motivo este de a partir do ATA 66 haver a necessidade de cabos de 80 vias, onde para cada uma das 40 vias originais existia um fio terra, protegendo contra as interferências. O padrão atual máximo que o IDE tradicional chegou foi de 133 MB/s (ATA 133).
No padrão SATA, a transferência é realizada apenas por 4 fios, não havendo riscos de interferência a partir do momento que todos os cabos SATA também são blindados. Outra vantagem a ser destacada é que o tamanho do cabo, sendo menor, também facilita um bom arranjo dentro do gabinete, facilitando a ventilação e diminuindo o calor.
Ou seja, a velocidade de transmitir dados do HD IDE ou PATA é no máximo de 133 MB por segundo, limitada por causa do ruído. O Serial ATA ou SATA utiliza velocidades