introdução a computação
Será abordado através deste todas as características de uma das principais peças do computador, o HD (Hard Disk). Começando pela sua historia, apresentando uma síntese do seu surgimento e um pouco da sua evolução, segui-se explicando no segundo tópico sobre a estrutura física do HD, detalhando todas as suas partes e como se da o funcionamento do conjunto.
O terceiro tópico da uma explicação do processo de gravação e leitura, mostrando as etapas do fenômeno eletromagnético que acontece dentro do disco. Depois é apresentado o procedimento que é feito para deixar o HD pronto para uso, que se da o nome de formatação, e esta formatação dividi-se em duas, a formatação física, que é feita na fabrica, e a lógica, que é feita geralmente pelo usuário ou por alguém que sabe executar o processo. No quinto tópico fala-se sobre sistemas de arquivos, que são estruturas que controlam o acesso ao disco rígido, detalha-se algumas das mais usadas.
No sexto e ultimo tópico o tema são as interfaces, que são estruturas que permitem a transmissão dos dados contidos no disco para outras partes do computador, destacando as diferenças entre os vários tipos.
1 HISTÓRICO
O disco rígido é sem dúvida alguma, um dos componentes da computação que mais evoluíram. O primeiro disco rígido construído foi o IBM350 no ano de 1956. Ele era formado por simplesmente um conjunto de 50 discos, cada um com 24 polegadas de diâmetro e possuía uma capacidade de armazenamento de 4,36MB, algo que para a época era espantoso. Além disso, tinha 1,70m de altura e quase a mesma metragem em comprimento. Foram produzidas cerca de 1000 unidades entre os anos de 1956 a 1961. Sua produção foi encerrada devido às versões mais modernas que começaram a surgir. Hoje vemos a evolução notável dos HD´s ao longo dos anos. Podemos facilmente encontrar HD´s com 1TB, utilizando gravação perpendicular e interface SATA. São bem mais rápidos, leves e compactos, além de serem bem