Doenças provocadas pelo amianto
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO
“DOENÇAS PROVOCADAS PELO AMIANTO”
HILTON PRADO
CAMPINAS
2014
1. INTRODUÇÃO
Amianto é o nome comercial dos minerais formados basicamente por silicatos de magnésio, possuindo uma parte fibrosa chamada cabelo ou pedra cabeluda e outra parte sólida. É conhecido também como asbesto. Tem sido utilizado desde os tempos mais remotos, onde o homem adicionava o asbesto à argila para produzir artefatos refratários.
Nos últimos cem anos a utilização do amianto se disseminou e cresceu muito em todo mundo. Estima-se que mais de 3000 materiais e objetos tenham nesse mineral sua base de constituição.
A sua ampla e versátil utilização se dá, sobretudo, pelas suas propriedades físicas únicas. É um material isolante de calor, tem alta resistência mecânica e baixa condutibilidade elétrica, resiste bem a substâncias químicas agressivas, é capaz de filtrar microorganismos e outras substâncias nocivas. Além do que, sua mineração é simples e de baixo custo, já que as rochas são encontradas a céu aberto.
Visto que o amianto é muito utilizado ainda nos dias atuais, este trabalho traz informações a respeito dos riscos que são causados pelo efeito da inalação de fibra de asbesto (amianto) na saúde humana, além de apresentar um referencial teórico contemporâneo a respeito do amianto no Brasil, bem como, em outros países. Ainda é relatada parte da história do asbesto (amianto), sua forma correta de extração, manuseio e utilização.
2. OBJETIVO
Identificar as características e os principais tipos de doenças ocupacionais diagnosticadas em trabalhadores exposto ao asbesto (amianto), além de analisar a literatura das leis que deveriam proteger o trabalhador. Funcionando, dessa forma, como um alerta aos expostos a ação desse mineral.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1. História do amianto