Tipos de Perspectivas
Diferentes tipos de perspectivas
Porto Nacional - TO
Agosto/2014
Ranyel Rodrigues Teixeira
Desenho e forma Tridimensional
Trabalho em cumprimento das Normas Da disciplina de Desenho e forma Tridimensional
Avaliado como Semipresencial Do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Orientador (a): Paulo Sérgio de Oliveira Jordão.
Porto Nacional - TO
Agosto/2014
Sumário
3 – Perspectivas
4 – Perspectiva Isométrica
5 – Perspectiva Cavaleira
6 – Perspectiva Dimétrica
7 – Perspectiva Militar
8 – Bibliografia
Porto Nacional - TO
Agosto/2014
Perspectivas
A palavra perspectiva vem do latim - Perspicere (ver através de). Se você se colocar atrás de uma janela envidraçada e, sem se mover do lugar, riscar no vidro o que está "vendo através da janela", terá feito uma perspectiva; a perspectiva é a representação gráfica que mostra os objetos como eles aparecem a nossa vista, com três dimensões.
Perspectiva Isométrica
A Perspectiva isométrica ocorre quando o observador está situado no infinito e as retas projetantes são paralelas umas às outras e incidem perpendicularmente no plano. A representação tridimensional em que o objeto se situa num sistema de 3 eixos coordenados (axonometria). Entre as perspectivas não cônicas, as isométricas são as mais utilizadas nos escritórios de projeto devido à sua versatilidade e facilidade de montagem. Porém, apresenta desvantagens, dados que vários pontos nos objetos representados criam ilusões de óptica, ocupando o mesmo local no plano dimensional quando eles têm localizações diversas no espaço.
Perspectiva Cavaleira
A perspectiva cavaleira é também chamada de perspectiva cavalheira, porque os desenhos das praças militares eram, geralmente, executados em projeção cilíndrica e o aspecto