Aula HD
DISCO RÍGIDO
HISTÓRIA
O primeiro disco rígido (o IBM 350) foi construído em
1956, e era formado por um conjunto de nada menos que 50 discos de 24 polegadas de diâmetro, com uma capacidade total de 4.36 MB (5 milhões de caracteres, com 7 bits cada um), algo espantoso para a época.
Comparado com os discos atuais, este pioneiro custava uma verdadeira fortuna: 35 mil dólares.
O gabinete tinha 1.70m de altura e quase o mesmo de comprimento e pesava quase uma tonelada. Na época ele era chamado de "unidade de disco" (termo ainda usado hoje em dia por alguns) e podia ser acoplado a diversos computadores produzidos pela IBM. O termo
"disco rígido" só surgiu duas décadas depois, junto com os modelos mais compactos.
HISTÓRIA
IBM 350
HISTÓRIA
Hoje em dia os HDs já ultrapassaram a marca de
1 TB.
São brutalmente mais rápidos que os modelos antigos e também mais baratos. Mesmo com o barateamento da memória Flash, os HDs ainda continuam imbatíveis na hora de armazenar grandes quantidades de dados.
COMPONENTES DE UM HD
Ficam guardados dentro de uma espécie de "caixa de metal". Essas caixas são seladas e não têm nem ar internamente, pois não podem conter qualquer tipo de material que possa danificar os discos, já que estes são bastante sensíveis. Se o disco rígido for aberto em um ambiente despreparado e sem o uso dos equipamentos e das técnicas apropriadas, as chances de perdê-lo são extremamente grandes.
COMPONENTES DE UM HD
Placa Lógica:
É uma placa com chips que fica na parte inferior, responsáveis por diversas tarefas. O mais comum é conhecido como controladora, pois gerencia uma série de itens do HD, como a movimentação dos discos e das cabeças de leitura/gravação (mostradas adiante), o envio e recebimento de dados entre os discos e o computador, e até rotinas de segurança.
COMPONENTES DE UM HD
COMPONENTES DE UM HD
PARTE INTERNA DO HD
COMPONENTES DE UM HD
Pratos e motor:
Os pratos são os discos onde os dados são