separaçao de materiais
Mistura Heterogênea
Solventes Polares e Apolares : Ex: Água, Etanol e Gasolina.
Instrumentos Utilizados:
Funil de decantação, 2 provetas, suporte para funil, piceta, 50ml de água destilada, 58 ml de gasolina comum e 2g de NaCl.
Procedimento do Experimento.
Adicionamos 50ml de água destilada e 58ml de gasolina comum juntos, no funil de decantação. Depois de adicionadas as misturas no funil tampamos a entrada do funil e agitamos por 5 ciclos, repetindo o processo por três vezes.
Depois que agitamos a mistura deixamos em repouso por 5 minutos, aguardando a evolução de separação dos elementos.
Passado os 5 minutos de repouso notamos que houve diminuição visível do volume de gasolina e com uma faixa espessa de emulsão na mistura. Acrescentamos também 2g de NaCl (Cloreto de Sódio) para acelerar o processo de separação dos elementos, agitamos a mistura levemente para dissolver o Cloreto de Sódio e deixamos em repouso por mais 5 minutos.
Esgotado o tempo de repouso notamos as camadas da mistura bem separadas, e avançamos para o processo de verificação dos volumes de cada substância, se houve perda ou ganho de volume.
Com o auxílio de uma proveta abrimos o registro do funil e deixamos apenas a água escoar para o recipiente. Como a água tem densidade maior (1,0k/m³) do que a gasolina que tem (0,720–0,775 kg/L (15 °C) ela estacionou na parte inferior do funil.
Assim pudemos verificar que o volume de água passou de 50ml iniciais para 63ml.
Para a gasolina fizemos o mesmo procedimento escoamos todo o líquido para a proveta e registramos a diminuição em seu volume, que era de 58ml iniciais para 43ml.
Introdução/ resumo.
Solventes são substâncias capazes de dispersar determinadas outras