relatorio de quimica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-DIURNO
Silvio Ítalo Pereira e Oliveira
QUÍMICA
RELATÓRIO DO LABORATÓRIO
ARAXÁ 2012
INTRODUÇÃO
Os primeiros trabalhos descritos de que se tem notícia sobre o fogo são devidos ao naturalista inglês Francis Bacon que em 1620, observou que a chama de uma vela tem uma estrutura definida. Robert Fludd (ca. 1630) descreveu um experimento de combustão em recipiente fechado, constatando que o ar participava desse processo. Em 1650, Otto Von Guericke demonstrou que uma vela não se queima se confinada em um recipiente sem ar. Robert Hooke sugeriu, em 1665, que o ar seria componente essencial na combustão, o qual, sob aquecimento, combinava-se com substâncias combustíveis, dando origem à chama.
E até hoje estudos continuam no sentido de aproveitar na sua plenitude os benefícios da combustão.
Combustão ocorre quando existem três fatores: combustível, comburente e a ignição. Podendo ser completa ou incompleta.
Combustível: é qualquer material oxidável que reaja com o oxigênio.
Comburente: é o oxigênio ou qualquer material gasoso que contenha oxigênio, como o ar por exemplo.
Ignição: é responsável pelo inicio do processo de queima, que inicie o processo, como uma faísca por exemplo.
Combustão completa: é quando for feita a ruptura da cadeia carbônica e a oxidação total de todos os átomos de carbono da cadeia. Quando a equação for balanceada.
Combustão incompleta: é quando a quantidade de comburente, oxigênio, não é suficiente para queimar todo combustível. E os três fatores da combustão compõem triângulo de fogo, pois que se dá início a queima, a energia liberada sustenta a reação e permite que ela continue até que se acabe um dos fatores.
Hoje se fala sobre o quarto fator, que é a reação em cadeia que permite a queima até a combustão total de um dos fatores.
MATERIAS USADOS