Separa o dos cidos graxos
Procedimento:
1) Em um tubo de ensaio, com a solução obtida a partir da reação de saponificação, acrescentaram-se duas gotas de fenolftaleína a 0,1%.
2) Agitando o tubo colocou-se 10 gotas de ácido acético e o deixou em repouso por 5 minutos.
Discussão e conclusão:
A adição de ácido acético a uma solução aquosa de sabão provoca a precipitação do ácido graxo, que é pouco solúvel em água e, em solução aquosa, tende a formar dímeros através de fortes ligações hidrogênio. Sendo assim foi observada a separação da mistura em duas camadas. A camada superior, amarela e gordurosa, corresponde a ácidos graxos. Ao final da reação formou-se ácido graxo livre e acetato de sódio:
R-CH2-COO-Na+ + CH3COOH -----------> RCH2COOH + Na+ CH3COO-
Formação de sabões insolúveis
Procedimento:
1) Em um tubo de ensaio, com a solução obtida a partir da reação de saponificação, acrescentou-se 5 ml de água.
2) Em seguida, colocou-se 5 gotas da solução de cloreto de cálcio a 10%.
Discussão e conclusão:
Ao adicionarmos algumas gotas de cloreto de cálcio a 10% a um tubo de ensaio contendo solução de saponificação, preparada anteriormente, observou-se a formação se uma substância pastosa (precipitado) de coloração branca. Sais de cálcio, devido aos seus íons Ca2+ (cátion divalente), reagem com o sabão formando carboxilatos de cálcio insolúveis (precipitado). Ocorreu a seguinte reação:
Exercícios
1) O índice de acidez é expresso pela quantidade de mg de NaOH ou KOH consumido por 1 g de alimento. Assim, se o valor do índice de acidez for maior que o recomendado terá mais quantidade de base por grama de alimento e consequentemente o ph do alimento ficará maior, ou seja, o alimento será mais básico.
2) A chamada água dura contém sais de cálcio e magnésio que não são solúveis em água e reagem com os ânions do sabão formando compostos insolúveis. Dessa forma, esses cátions anulam a ação do sabão e aderem ao tecido que está sendo lavado. Essa reação pode ser