Separa de sólidos
Física e Química A
RELATÓRIO
Preparação de soluções
Palmela, 5 de Março de 2015
Introdução:
Soluções são misturas homogéneas entre um soluto (disperso, em menor quantidade) e um solvente (dispersante, em maior quantidade), onde é impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.
O soluto que se utilizou nesta atividade laboratorial é um composto denominado sulfato de cobre penta-hidratado, cuja fórmula química é CuSO₄ 5H₂O. O Sulfato de Cobre (II) é um composto químico cuja fórmula molecular é: CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que diferem pelo seu grau de hidratação. Deste modo, este é geralmente encontrado na sua forma penta-hidratada (CuSO₄ 5H₂O), sendo um sólido cristalino, de cor azul-escura.
Nesta actividade laboratorial procedeu-se à dissolução do soluto, processo de dispersão do soluto num solvente que conduz à formação de uma solução. Para determinar o valor de massa de sulfato de cobre penta-hidratado necessário para ser dissolvido em aproximadamente 20 mL de solvente (H₂O), recorreu-se à utilização da seguinte fórmula: c =. O processo de dissolução é influenciado por alguns fatores:
a) Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura do solvente mais fácil será a sua dissolução;
b) Concentração: a quantidade de soluto influência a dissolução, uma vez que uma solução mais diluída terá uma dissolução maior, por exemplo, a água pura dissolve melhor um soluto do que a água que já contém solutos;
c) Grau de insaturação da solução: a rapidez de dissolução é tanto maior quanto mais afastada da saturação for a solução. À medida que a solução se aproxima do ponto de saturação, a rapidez de dissolução é cada vez menor.
Seguidamente, procedeu-se à diluição da mesma solução, procedimento este que consiste na adição de solvente a uma solução a fim de que esta se torne menos concentrada. Para isso, iniciou-se a noção de factor de diluição (valor dado, F=10), ou seja, a relação entre a