Processos De Separa O
Como na mistura homogênea é difícil afirmar com exatidão quantos são seus componentes, são usadas algumas informações como solubilidade e ponto de fusão para separá-los.
Destilação simples: Usada para separar sólidos dissolvidos em líquidos. Feita em laboratório, é uma separação completa onde não se perde nenhum dos componentes envolvidos. Ex: água e cloreto de sódio.
Destilação fracionada: Separa líquidos miscíveis que tenham pontos de fusão um pouco distantes. Ex: água e álcool, petróleo e cana-de-açúcar.
Cristalização e evaporação: separação entre sólidos e líquidos onde há mais de um sólido dissolvido. Processo semelhante aos anteriores e também é feito em laboratório. Ex: água do mar (mistura de água, cloreto de sódio e outros sais).
Fusão fracionada: Processo onde se separa um sólido de outro. Consiste em aquecer sólidos com pontos de fusão diferentes, assim o que tem menor ponto de fusão derreterá e será possível separá-lo do outro material ainda sólido.
Liquefação fracionada: separa gases com pontos de fusão diferentes. Nesse processo um dos gases se liquefaz primeiro, podendo assim ser separado do outro gás.
Evaporação: separa líquido do sólido. Quando exposta ao ar e sob temperatura ambiente, a parte líquida da mistura evapora-se, enquanto a parte sólida fica depositada.
Sublimação: aplica-se a substâncias que passam diretamente do estado sólido para o estado de vapor. Recolhe-se os seus vapores e depois os mesmos são sublimados, separando-se do restante da mistura. heterogênea: água e areia; sal ou açúcar não dissolvido na água; granito. Mas há também os casos em que há apenas uma fase e mesmo assim são classificados como uma mistura heterogênea. É o que acontece com a mistura entre água e gasolina, que mesmo tendo uma única fase, ambas não se misturam.
Processos de separação
Filtração: processo onde uma parede porosa retém o sólido e o separa do líquido. Ex: café coado.
Ventilação: separa sólidos de densidades