Misturas E Processos De Separa Ao De Mistura
* Conceito de mistura:
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.
* Tipos de misturas:
MISTURAS HETEROGÊNEAS: São aquelas que apresentam mais de uma fase.
Uma mistura é denominada heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água.
Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos, um exemplo ocorre quando fazemos café e filtramos o sólido separando-o do líquido.
Mas isso não se dá sempre, como é mostrado no caso do óleo e da água que, apesar de serem ambos líquidos, não se misturam, devido às diferentes polaridades de suas moléculas.
MISTURAS HOMOGÊNEAS: São aquelas que apresentam um aspecto uniforme, com uma única fase
A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, mistura homogênea é um conjunto de substâncias solúveis entre si.
Estas misturas também são conhecidas como solução, na qual podem apresentar-se sólidas, líquidas ou gasosas. Para se distinguir uma solução de uma substância pura, pode-se efetuar a medição em suas temperaturas de mudanças de estado. A solução apresentará variação de sua