Sentimento
O Livro Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade, é uma das novas Obras cobradas na Lista de Leituras Obrigatórias da Fuvest e Unicamp, a partir do Vestibular de 2013.
Para os vestibulandos e todos que estão se preparando para enfrentar provas ou exames vestibulares é importante se preparar lendo o livro, mas também lendo Resumos e Análises críticas da Obra para que possam se somar argumentos e pontos de vistas ao seu entendimento.
Para ajuda-los fiz esse Resumo, bem completo, sobre as características da literatura de Drummond, veja explicação do contexto Histórico (social e politico) da época da publicação, além de análise e interpretação de alguns dos principais poemas e informações sobre a Vida de Carlos Drummond.
1x1.trans Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade Características, Análise
Contexto Histórico
Sentimento do Mundo foi publicado no ano de 1940, numa pequena tiragem de 150 exemplares os quais foram distribuídos a amigos e outros escritores. Na época em fora escrito por Drummond, o Brasil vivenciava o Estado Novo de Getúlio Vargas e no plano internacional, houve o acirramento do Nacionalismo exacerbado e revanchismo decorrente do desfecho da Primeira Guerra Mundial, as relações sociais e politicas foram marcadas pelo surgimento e expansão das doutrinas do Nazismo e Fascismo na Europa.
Assim, o Estado Novo foi uma forma de regime ditatorial disfarçado pelo populismo, sendo declarado por Vargas em 1937 assim como uma nova Constituição (a Polaca) que ampliou o poder do presidente, desmobilizou os partidos de oposição e disputa com o governo. Para fortalecer o regime Vargas valeu-se da aprovação de direitos trabalhistas e forte propaganda de manipulação/persuasão e Censura (pelo Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP), chegando a ser apelidado de “o pai dos pobres”, mas também ”mãe dos ricos”.
Assim o Movimento intelectual e artístico foi