deficientes visuais
Recursos Didáticos e Adaptações
No Atendimento Educacional Especializado dos alunos com deficiência visual as situações de vivências cotidianas que estimulem a exploração e o desenvolvimento pleno dos outros sentidos. A diversificação, a adequação e a qualidade dos recursos disponíveis possibilitam o acesso ao conhecimento, à comunicação e à aprendizagem significativa.
Recursos tecnológicos, equipamentos e jogos pedagógicos contribuem para que as ações pedagógicas alcancem seus objetivos.
Como saber qual o melhor recurso a ser usado na Educação Especial? Em primeiro lugar que seja significativo para o aluno e saber o que é significativo para o aluno especial é simples, basta investigar seus hábitos, suas preferências, e seus interesses... especificamente, qual a sua necessidade de se comunicar e atuar no mundo com autonomia e o sentimento de capacidades.
Recursos básicos
Ampliação de fontes, de sinais e símbolos gráficos em livros, apostilas, textos avulsos, jogos, agendas, entre outros.
Acetato amarelo:diminui a incidência de claridade sobre o papel.
Plano inclinado:carteira adaptada, com a mesa inclinada para que o aluno possa realizar as atividades com conforto visual e estabilidade da coluna vertebral.
Acessórios: lápis 4B ou 6B, canetas de ponta porosa, suporte para livros, cadernos com pautas pretas espaçadas, chapéus e bonés: ajudam a diminuir o reflexo da luz em sala de aula ou em ambientes externos.
Após o Sistema Braille criado porLouis Braille, em 1825, na França, conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseado na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de seis pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com três pontos à direita e três à esquerda de uma cela básica denominada cela