algas
As algas comestíveis são todas aquelas que podem ser consumidas ou utilizadas na preparação de outros alimentos. Estas algas pertencem a um dos muitos grupos de algas multicelulares: algas verdes, algas vermelhas e algas castanhas. As algas são utilizadas em todo o mundo, nas cozinhas das zonas costeiras, e especialmente nas cozinhas da China, Japão e Coreia, desde os tempos pré-históricos. As algas comestíveis também são consumidas na Europa, especialmente no norte e no oeste da Irlanda, Islândia e Noruega ocidental. Nas Américas destaca-se a sua utilização no Chile, (O cochayuyo: Durvillaea antarctica) na Nova Escócia e Terra Nova.
Wakame – de sabor suave, as wakame são principalmente utilizadas em sopas ou confeccionadas em conjunto com os vegetais. Deve demolhá-las durante cerca de 20 minutos e o tempo de confecção é de 15, 20 minutos.
Kombu – excelentes para cozinhar em conjunto com as leguminosas (tornam-nas muito mais macias e digeríveis, evitando a formação de gases intestinais) ou com os vegetais devem também ser demolhadas e demoram mais tempo a cozinhar do que as wakame (30 a 45 minutos ou mais).
Nori – muito em moda actualmente, uma vez que é com esta alga que se faz o famoso sushi, a nori prepara-se tostando-a rapidamente na chama do fogão. Pode comê-la directamente (tem um sabor agradável a peixe) ou parti-la aos pedaços e salpicar sobre a sopa, vegetais ou feijões.
Aramé – alga muito fina que se cozinha com os vegetais, excelente para os órgãos reprodutores femininos (mas também boa para os homens); deve demolhar cerca de 15 minutos e cozinha durante mais ou menos meia hora (ou mais).
Hiziki – textura semelhante à aramé, mas mais espessa e com um sabor a mar muito mais forte, a alga hiziki tem uma quantidade enorme de cálcio (ver tabela); cozinha como a aramé.
* Claroa (Callophyllis variegata)
* Spirulina
* Laver (Porphyra laciniata / Porphyra umbilicalis)
* Musgo irlandês (Chondrus crispus)