Mineração
1- ESCORAMENTO DE TETO
O produto pode ser extraído a céu aberto ou em subsolo, através da mineração subterrânea. Quando abrimos as galerias para a retirada do carvão, acontece a deformação do teto, que tende a fechar o espaço vazio, podendo causar o fenômeno chamado subsidência. Por isso precisamos escorar, formando uma sustentação do teto, através dos parafusos, garantindo assim a segurança de todos.
Para retirar o produto, é necessário quebrá-lo em pequenos blocos, através do desmonte, utilizando explosivos. Para o teto não cair, por causa do peso das rochas, é necessário sustentar o teto.
1.1 - ESCORAMENTO DE TETO COM PARAFUSO NORMAL
Uma das maneiras de sustentação do teto encontrada foi à colocação de parafusos fixados no siltito e arenitos.
Os parafusos usados na A LTDA possuem comprimentos diferentes, variando de 0,80 m a 1,70 m, de acordo com a formação geológica da jazida, ou seja variando conforme as condições do teto imediato (siltito). Os parafusos são instalados no teto e fixados com cartuchos de resina, fazendo o ancoramento.
O siltito por ser uma rocha de pouca resistência, pode apresentar fraturas, logo a função dos parafusos é “pregar” estas fraturas, colando os blocos de rocha formando uma viga rígida.
1.2 - INSTALAÇÃO DOS PARAFUSOS
Antes de iniciar a colocação dos parafusos, devem ser derrubadas todas as pedras frouxas com muito cuidado e o auxilio de uma alavanca. Ao derrubar as pedras, coloque-se sempre sob a área já escorada.
Com a ajuda do martelo de teto “BBD” devem ser colocados os parafusos, levemente inclinados. Os parafusos normalmente são instalados com um cartucho de resina no fundo do furo, exceto os casos especiais determinados pela engenharia ou planejamento da mina.
A seqüência de colocação dos parafusos deve ser a seguinte:
• Furar e instalar o 1º parafuso
• Furar e instalar o 2º parafuso
Quando terminar de misturar a