Deficientes visuais
O projeto Livro Falado lançou esta semana o site http://www.livrofalado.pro.br/, onde deficientes visuais podem ter acesso a mais de 350 livros gravados, de cerca de 280 autores brasileiros. O objetivo também é atender pessoas com cegueira dos outros países de língua portuguesa: Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau, disse à Agência Brasil a criadora do projeto, a mestre em teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Analu Palma.
Tecnologia para o deficiente visual:Segundo o site Into Mobile,mais de 11 milhões de americanos possuem alguma irregularidade visual e que,dentre esses,10% são totalmente cegos.No Brasil este número chega a 16,5 milhões de pessoas.Existem 1.200 bibliotecas públicas,segundo dados da fundação Biblioteca Nacional.Mas apenas 96 oferecem serviçoes Braille.
Falta sites,áudio-jogos interativos e aplicativos voltados para este público ou adequadação das mídias já existentes.Riqueza em diferentes tipos de áudio na internet e texturas em projetos gráficos são aspectos a serem explorads pelos desenvolvedores.
Advevise News é um jornal sergipano em áudio para o deficiente visual.Traz novidades sobre a instituição,políticas públicas e novas tecnologias do mercado.Foi criado pela Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe.
O Nokia Braille Reader traduz mensagens de texto em Braille e as lê por meio de vibração.
Braille Concept Phone é um celular conceito para deficientes visuais desenvolvido pela Samsung.O aparelho ganhou o Red Dot Awards 2009,um dos mais conceituados prêmios de design do mundo.Feito em plásitco eletroativo,o aprarelho facilita a gravação das teclas em código Braille.
O sofware SeeScan é um aplicativo móvel que permite reconhecer objetos ao aproximar o telefone deles,através de uma biblioteca que confronta imagens da memória.Roda em Windows Mobile e em breve estará disponível para o Symbian e