revolucoes
Europa e algumas zonas da América do Norte), com centro em estados vizinhos e rivais: a Grã-Bretanha e a França. A transformação de 1789-1848 é, essencialmente, a sublevação gémea ocorrida nestes dois países e depois propagada pelo mundo inteiro.
11
Antecedentes da revolução: Importância do facto de que as forças económicas e os instrumentos políticos e intelectuais desta transformação se encontravam já preparados, pelo menos numa parte da Europa suficientemente vasta para revolucionar o resto.
Situar o momento em que surge uma classe suficientemente activa de empresários privados ou sequer (em Inglaterra) um estado votado à fórmula de que a maximização do lucro privado constituía o fundamento de uma política governamental. ...Podemos tomar como certa a existência de todos estes elementos na década de 1780, embora eles pudessem não ser suficientemente poderosos, nem estar largamente propagados.
...o nosso problema não é explicar a existência destes elementos de uma economia e de uma sociedade novas, mas sim o seu triunfo.
12
A consequência mais espantosa para a história do mundo foi ...estabelecer uma dominação do globo por uns escassos regimes ocidentais (e especialmente pelo inglês), sem paralelo na história.
...a história da dupla revolução não é apenas a história do triunfo da nova sociedade burguesa. É também a história do aparecimento das forças que, no espaço de um século após 1848, iam transformar a expansão em contracção. Mais ainda: em 1848 já era em certa medida visível esta espantosa inversão de caminhos.
13
O período histórico que se inicia com a construção do primeiro sistema fabril do mundo moderno em