Sensores Piezelétricos
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
ELE0240AA ELETRICIDADE E INSTRUMENTAÇÃO
Docente: Mônica Lorea Matzenauer
Alunos: Cláudio Lorenzi e Luiz Felipe Daneluz
Sensores Piezelétricos
Caxias do Sul, 29 de Novembro de 2013
Introdução
“Literalmente, podemos definir a palavra sensor como “aquilo que sente”. Na eletrônica, um sensor é conhecido como qualquer componente ou circuito eletrônico que permita a análise de uma determinada condição do ambiente, podendo ela ser algo simples como temperatura ou luminosidade; uma medida um pouco mais complexa como a rotação de um motor ou a distância de um carro até algum obstáculo próximo ou até mesmo eventos distantes do nosso cotidiano, como a detecção de partículas subatômicas e radiações cósmicas. [1]"
"[...] Os efeitos utilizados em sensores surgem de pesquisas de propriedades de materiais, sendo esta uma área abrangente e de grande interesse nos dias atuais. O surgimento de técnicas para o desenvolvimento de novos materiais com características específicas, juntamente com o avanço da eletrônica e da microeletrônica, possibilitou a miniaturização e a otimização de propriedades que culminaram em sensores precisos, robustos e de dimensões reduzidas. [2]"
"A palavra "piezo" é derivada do grego e significa pressão. Em 1880,
Jacques e Pierre Curie descobriram que a pressão mecânica a um cristal de quartzo provoca o surgimento de um potencial elétrico. Chamaram o fenômeno de efeito piezelétrico. Posteriormente descobriram que, aplicando um sinal elétrico ao cristal, o mesmo deforma-se (fenômeno denominado efeito piezelétrico reverso). [2]"
"[...] Em 1940, descobriu-se que entre as propriedades de cristais de titanatos de bário, está a propriedade piezelétrica. Atualmente, os PZTs (uma cerâmica policristalina composta por zirconatos e titanatos de chumbo que apresenta propriedades piezelétricas) são utilizados como transdutores para posicionamento (na ordem de