O mercado de trabalho e a tecnologia da informação
Gustavo de Abreu
Leandro José Rodrigues
Matheus Leonardo Westphal Martins
Ranieri da Silva Travassos Junior
Prof. Natanael de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão da Tecnologia da Informação(GTI-0099)
02/06/2014
RESUMO
Com o avanço da tecnologia, as grandes máquinas começaram a ceder espaço para equipamentos menores e as aplicações para Tecnologia da Informação (TI) são muitas e estão diretamente ligadas às mais diversas áreas, o que torna muito difícil que se tenha uma única definição. Com o nítido avanço da informatização e o desenvolvimento de novas tecnologias informacionais, tem-se um significativo crescimento do mercado de trabalho de tecnologia o que torna importante uma avaliação deste mercado em relação ao seu desenvolvimento e o desenvolvimento de seus profissionais. Portanto, realizar uma pesquisa com este tema permite refletir sobre as dificuldades que os trabalhadores encontram neste mercado de trabalho: dificuldades de inserção no mercado, diferenças de qualificação em relação às exigências e dificuldades geradas pela diferença existente entre as projeções de novas vagas na área e a dificuldade que muitasempresas têm de encontrar estes profissionais.
Palavras-Chaves: Mercado de trabalho. Tecnologia da informação.Profissionais
1 INTRODUÇÃO
Parte-se do ponto em que se vive em uma sociedade que apresenta mudanças contínuas em vários cenários em nível mundial. É aceitável que essas transformações acabam naturalmente traçando novas linhas no mapa social, exigindo das instituições novas posturas, relacionadas ao mercado de trabalho.
O homem é um ser social e se insere na sociedade historicamente construída por ele e por outros homens, cria mecanismo e instituições que possibilitam sua manutenção. Modela-a, ainda, em conjunto com seus pares conforme as necessidades e demandas impostas pelas próprias condições de vida e, neste processo, é também