Profissional de Tecnologia da Informação - Perfil, formação e mercado de trabalho
PERFIL, FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Martinho Repullio Salvador
Resumo
Existe hoje uma disparidade entre o produto final entregue pelas graduações de Tecnologia da Informação e a expectativa deste profissional formado para o mercado de trabalho. Este trabalho, procura ratificar que o distanciamento de colaboração entre o ambiente corporativo e os cursos de formação provoca o surgimento de um profissional desqualificado para adentrar e ser colaborador ativo nos interesses da organização. Concluiu-se que cursos voltados para gestão de informação e negócio são os ideais para um novo seguimento do setor e repensar novos modelos de formação se faz necessário para o momento.
Palavras chaves: perfil do profissional de tecnologia da informação; formação em tecnologia da Informação; mercado de trabalho.
Introdução
Inserido em um cenário que se caracteriza, dentre outras virtudes, pela agressividade, transformação e globalização das empresas, as quais se diferenciam pela capacidade de antever aos demais concorrentes, as novas demandas, as tecnologias emergentes e empregabilidade de investimentos, encontramos o Profissional de Tecnologia da Informação. Frente a este contexto, de competição extremamente acirrada, a importância deste tipo profissional é essencial nas atividades de estruturação de coletas de dados, transformação destes dados, que normalmente têm significado para alguém, em informação do negócio e posteriormente, trabalhar nesta informação de forma a alcançar a tão almejada gestão estratégica. É a gestão estratégica do conhecimento que permitirá a empresa implementar serviços mais adequados aos clientes bem como objetivar lucros maiores. Conhecimento do negócio atualmente é o recurso de maior valor econômico para uma empresa, e saber direcioná-lo de forma a torná-lo decisório e inovador, é o grande desafio. E por ser essencial para todo este processo, que necessita de indivíduos com colocação