16985971945

1406 palavras 6 páginas
UNIFADRA
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DRACENENSE

CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS

JUCILÉIA REINALDO DOS SANTOS

Resumo do Artigo

DRACENA/ SP
2013
Variações anuais e infra-anuais em ecossistemas subterrâneos: implicações para estudos ambientais e preservação de
Cavernas.

O meio subterrâneo é um conjunto de espaço que tem sua característica a falta de luz nesse ambiente. Abrigar vários ecossistemas que diferenciam as comunidades, estrutura e funcionamento dos epígeos, baseados em fotossíntese.
Essas diferenças devem-se por causa das condições afótica do fator abiótico e com peculiaridade dos ecossistemas hipógeos que na maioria das vezes são pobres de nutrientes.
Na maioria, incluindo extensas cavernas de componentes cársticos desenvolvidos em rochas solúveis, sistemas cársticos ativos são recarregados por águas de origem pluvial que penetram nas rochas.
As cavernas hoje são usadas também como objeto de estudos pelos humanos usando métodos diretos de observação e experimentação.
Cada população estabelecida no meio subterrâneo transita livremente pelos espaços de dimensões compatíveis com o porte dos indivíduos, assim cada espécie tem seu espaço como populações permanentes em habitats hipógeos, alguns apresentam adaptações se alternando entre os períodos secos e os períodos chuvosos, Um exemplo brasileiro bem estudado refere-se aos diplópodes troglóbios, Leodesmus yporangae
Às flutuações cíclicas sazonais tem variações infra-anuais, Em um sistema relativamente estável, com flutuações periódicas regulares, adaptações cronobiológicas, elas podem ser identificadas através de estudos sempre se observa variações sazonais e não-sazonais na capturabilidade dos cavernícolas.
Conhecer biologicamente esses habitats, é em fora de amostragem e assim compreender o funcionamento da bacia hidrológica com base em vários estudos de lagoas marginais.Estudos espeleobiológicos requerem uma abordagem metodológica cuidadosa e amostral, que

Relacionados