Medidor de Nível
1. Introdução
Entre as variáveis mais comuns a serem medidas, está o nível, que é essencial para a industria e outras aplicações.
A medição dessa grandeza é feita pela medição da posição de uma face entre dois meios. É mais comumente utilizado em meios líquidos, mas pode também ser usado em meios sólidos, gasosos e combinações entre meios.
Os medidores de nível apresentam uma grande gama de tipo e aplicações, variando de acordo com vantagens e limitações. Escolhe-se o medidor de acordo com o tipo de produto, do nível que se quer medir, a precisão desejada, custos, entre outras restrições.
Os instrumentos de medição são classificados pela forma que medem o nível, dividindo-se em medida direta e inferencial.
Os medidores de medida direta fornecem a variável medida em seu visor, sem precisar de instrumentos para verificação e comparação. A medida direta pode ser feita por observação visual direta, comparação a uma escala graduada, pela determinação da posição de um detector sobre a superfície do produto a ser medido, ou por reflexão de ondas ultra-sônicas ou eletromagnéticas pela superfície do produto.
A medida inferencial determina a posição através de outra grandeza física relacionada ao nível, e pode ser feita através da pressão da coluna hidrostática, ou pelo peso do equipamento que contém o produto a ser medido.
Uma outra forma de se classificar o medidor de nível é pelo pela função do instrumento na malha, podendo classificar como indicador, transmissor, controlador e chave de nível.
2. Medidores Diretos
2.1. Visor de nível
Os visores de nível são utilizados em monitoramento de nível de líquidos em vasos, colunas, tanques etc. submetidos ou não à pressão. São aplicados a todo e qualquer sistema desde que a temperatura ou a pressão não sejam excessivos. São equipamentos seguros em sua operação e de fácil manutenção.
Seu formato varia de acordo com a sua aplicação, podendo ser tubular,