TIDIR 7
IMPLANTAÇÃO DE PLACAS PIEZOELETRICAS EM UM TRECHO DA AVENIDA AFONSO VAZ DE MELO
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Alom Esdras, Angélica Domingues, Guilherme Santos, Maria Maia, Matheus Oliveira, Natália Barbosa, Vinicius Borges. Professor TIDIR Orientador: Octávio Alcântara Torres.
Professores Co-orientadores: Cleiton Geraldo Mendes, Maria Cristina Duarte, Stênio Octavio de Oliveira.
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA 2. SUBTEMA: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
No Brasil a maior parte da energia elétrica produzida vem de usinas hidroelétricas que nesse momento passa por uma crise hídrica que está afetando a geração de energia. A região do Barreiro, em Belo Horizonte, de acordo com dados IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no censo realizado em 2010 tem cerca de 283.544 habitantes. É o segundo maior polo comercial da capital, conta com várias empresas no comércio varejista e atacadista, shopping, prestação de serviços, autônomos, além das industrias.
Por esses fatores, a demanda de eletricidade para a região é elevada e não são utilizadas fontes de energias renováveis. A grande demanda de energia associada a possível crise de produção nas hidrelétricas, devido a baixa pluviosidade, influi na reflexão e propostas para aplicação e utilização de fontes alternativas de energia. Uma das possíveis medidas a serem implantadas é a piezoeletricidade, que é a capacidade de alguns materiais (cristais) gerarem eletricidade por meio da pressão. Um local propício para implantação das placas piezoeléctricas é a Avenida Afonso Vaz de Melo, entre o Via Shopping e o hipermercado Via Brasil, que apresenta grande fluxo de veículos e pedestres, tendo em vista que a produção de energia nesse local, ira abastecer os postes de iluminação pública da própria região.
4. OBJETIVO
A piezoeletricidade será estudada e aplicada em um protótipo para conhecer melhor o seu