Resenha de Poter
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
JÉSSICA RIBEIRO
RESPOSTA DA LISTA
FEIRA DE SANTANA
2015
JÉSSICA RIBEIRO
RESPOSTA DA LISTA
Trabalho apresentado à disciplina Pesquisa Operacional, com objetivo de obtenção parcial de nota.
ORIENTADOR: PROF(a). KARINA GOMES
FEIRA DE SANTANA
2015
Resenha sobre as 5 forças de Porter
O desejo de toda empresa é se manter no mercado e está na frente de seus concorrentes, um dos passos mais importantes de etapas de segmentação de mercado envolve mensurar e avaliar a atratividade de cada segmento. Uma das análises mais utilizadas é conhecida como “As Cinco Forças de Porter”. Essa análise tem como objetivo demonstrar a atratividade de um determinado mercado ou segmento de mercado.
Proposto por Michael Porter, as Cinco forças de Porter objetivam deixar claro como cada um dos envolvidos influenciam, positiva ou negativamente, em seu negócio. Permitindo analisar o grau de atratividade de um setor da economia. Esses fatores que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor, sendo que os demais são externos. As forças são: rivalidade entre os concorrentes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaça de novos entrantes e ameaça de produtos substituto
Novos entrantes -> Empresas que entram no mercado querendo uma fatia de determinado setor. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado. Exemplo de barreiras: Diferenciação do produto, identidade da marca.
Fornecedores-> O poder de negociação dos fornecedores determina os custos dos insumos de matéria-prima. Eles são uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou, por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.
Substitutos -> A existência de produtos (bens e serviços) substitutos no