SLIDS O cuidado ao cuidador
Cuidar: zelar, atenção, cautela.
O cuidado revela a natureza humana, é uma das primeiras caracteristicas e necessidades do ser humano. Com a ausência o homem desestrutura-se, perde sentido e morre. (Boff, 1999)
O cuidado possui significado de atitude de atenção, solicitude para com o outro e ao mesmo tempo representa preocupação, inquietação pois o cuidador é afetado pela demanda do outro. (Boff, 1999)
O profissional cuidador é uma pessoa capacitada para prestar cuidados a outro.
o profissional fica imerso em um ambiente de estados fisicos, mentais e emocionais negativos. Varios elementos colaboram para o desequilibrio.
É comum a sobrecarga de tarefas;
As situações diversas afetam sua integridade fisica, psiquica e emocional;
Relacionamentos interpessoais, rotina, situações de risco, processo de morte e morrer passam de abstrato para o real, sofrimento e dor do outro.
Esperiências vividas no trabalho e em seu cotidiano podem levar o cuidador a usar mecanismos de defesa ou enfrentamento para suportar acontecimentos internos;
Caracterizando a falta de interesse pelo outro como individuo, o agir mecanizado, não olhar o outro como humano, desvalorizar o papel do cuidado.
o profissional cerca-se de abnegação, renuncia seus sentimentos, age com frieza.
O ambiente de trabalho geralmente não favorece o cuidado ao profissional que cuida.
É percebido a real necessidade de haver nas instituições de saúde, ambiente para esse cuidado.
Cuidador precisa ver a importância de cuidar de si.
O ato de cuidar acarreta grandes desgastes;
Na pratica o foco é o individuo doente, o cuidador é visto como recurso desse cuidado. Não sendo visto como alvo de atenção.
A instituição que perceber a necessidade desse cuidado estará promovendo o bem estar do profissional e a melhoria no atendimento Um acolhimento psicologico a este cuidador, ligado a uma equipe