Sensor Piezoelétrico
Palavras Chaves – Atuador, piezelétrico, sensor, transdutância,
I. Introdução
ESTE artigo trata sobre sensores piezelétricos e suas aplicações no mercado industrial e comercial. Serão demonstradas as principais características físicas e elétricas do sensor e como as caracterizamos em suas distintas utilizações.
O principal sensor descrito será o sensor piezelétrico voltado a aplicações de pressão. E nisto definindo algumas aplicações e suas peculiaridades. Estes sensores trabalham no princípio da piezoeletricidade, o qual vem sendo estudado há muitos anos (descoberto em 1880 por Pierre Curie). Com os avanços tecnológicos ao longo dos anos, os estudos evoluiram e novas aplicações foram definidas, desenvolvendo sensores mais precisos e baratos. Uma das principais áreas de atuação destes sensores é a acústica, na qual eles trabalham como transdutores (emissor e receptor de som).
II. piezoeletricidade
A piezoeletricidade é o fenômeno de gerar carga elétrica em certos materiais sólidos (geralmente cristais e algumas cerâmicas) em resposta a um estresse mecânico aplicado. Nesta característica, a funcionalidade é definida como um sensor. Este efeito também pode ser reversível, ou seja, uma variação de tensão resulta em uma variação mecânica do piezelétrico, tal como um atuador. As principais aplicações são na produção e detecção de som, geração de altas tensões, foco ultrafino de materiais