Sensores eletrônicos
Sensores
Professor: Sergio Campos
Nome: Júlio Vinícius
Turma: TE 12-102
São Luís
2014
SENSORES
São dispositivos sensíveis a alguma forma de energia do ambiente, podendo ser luminosa, térmica, cinética, relacionando informações sobre uma grandeza física que precisa ser medida, tal como: temperatura, pressão, velocidade, corrente elétrica, aceleração, etc.
Um sensor nem sempre tem as características elétricas necessárias para ser utilizado em um sistema de controle. Geralmente, o sinal de saída deve ser manipulado antes de ser feito a leitura. Isso normalmente é realizado com um circuito de interface para produção de um sinal que possa ser lido pelo controlador.
Se levarmos em consideração, que a saída de um sensor, ao ser sensibilizado por uma energia externa, é dada por um valor de tensão muito baixo, torna-se necessário uma amplificação. Essa interface seria então um amplificador, capaz de elevar o nível do sinal, para sua efetiva utilização.
Alguns tipos de sensores:
1. FOTODIODO
Um fotodiodo consiste num diodo (dispositivo formado por uma junção entre dois semicondutores de características diferentes denominada junção p-n) utilizado na detecção de luz ou na medição da sua intensidade.
Na ausência de luz, o fotodiodo conduz a corrente elétrica num único sentido, apresentando uma resistência elétrica muito elevada no sentido oposto. Quando a luz incide na junção, a resistência no sentido oposto ao fluxo normal cai abruptamente, o que permite um fluxo de corrente nos dois sentidos. O aumento da corrente no sentido proibido permite detectar a luz incidente e pode ser relacionado com a intensidade luminosa que atinge a junção.
Existem fotodiodos de vácuo ou de semicondutor sensível à luz. Os fotodiodos de vácuo usam-se como geradores de corrente constante, enquanto os de semicondutor (normalmente de arsenieto de gálio) apresentam dois modos de funcionamento: fotovoltaico, em que o