Sensores de posição
Chaves fim-de-curso
Na linha de chaves fim-de-curso existem diversos modelos, com várias disposições de contatos e diferentes mecanismos de operação, para uso em uma ampla variedade de aplicações. São componentes importantes na automação industrial.
SENSORES DE POSIÇÃO Chaves fim-de-curso
SENSORES DE POSIÇÃO Chaves fim-de-curso
SENSORES DE POSIÇÃO
SENSORES DE PROXIMIDADE INDUTIVOS
Definição: São equipamentos eletrônicos capazes de detectar a variação de alguma grandeza e fornecer em sua saída um sinal elétrico proporcional à variação desta grandeza. Normalmente ferromagnéticos utilizados para comutar circuitos elétricos e eletrônicos de potência reduzida, sempre que detectarem metal em sua face sensora. Sendo assim estes efetuam um chaveamento eletrônico quando um objeto metálico aproxima-se de sua face ativa. Essa aproximação varia conforme o tipo de sensor indutivo, pois existe uma distância pré-determinada para cada tamanho de sensor. Os sensores indutivos para materiais não ferromagnéticos são projetados de forma a fazer com que haja desequilíbrio entre os campos elétrico e magnético gerados pelo sensor, fazendo-o assim ficar sensível a materiais dessa natureza, desde que estes sejam condutores.
SENSORES DE POSIÇÃO SENSORES DE PROXIMIDADE INDUTIVOS
Funcionamento (ferromagnéticos): baseia-se na geração de um campo eletromagnético de alta freqüência, que é desenvolvido por uma bobina instalada na face sensora. A bobina faz parte de um circuito oscilador que em condição normal (desacionada) gera um sinal senoidal. Quando um metal aproxima-se do campo, este através de correntes de superfície, absorve a energia do campo, diminuindo a amplitude do sinal gerado.
SENSORES DE POSIÇÃO SENSORES DE PROXIMIDADE INDUTIVOS
Sensores indutivos não ferromagnéticos.
Funcionamento: se princípio de funcionamento baseia-se no fato que quando à uma determinada distância da face sensora temos uma intensidade de campo