Sensor de contato por coordenadas
Baseado nos princípios de René descartes em 1960, uma empresa inglesa de máquinas operatrizes apresentou o primeiro modelo de máquinas de uso industrial de medição por coordenadas. O sensor é o elemento que vai identificar o ponto a ser considerado na medição da peça até então era um dispositivo óptico ou um apalpador mecânico que se movia em uma única direção, ou seja, a cada mudança de direção de medição era necessária a mudança da posição do sensor e um novo referenciamento, tendo assim uma perca muito grande de tempo e uma alta incerteza na medição.
Diante da necessidade de fazer medições nos dutos dos motores um engenheiro da Rolls royce chamado Sr. David McMurtry inventou o sensor de toque multidirecional para reaver os defeitos do sensor unidirecional, este sensor revolucionou completamente o uso da MMC, sendo que com este sensor foi possível fazer medidas mais complexas em um espaço de tempo muito menor do que o usado pelo sistema unidirecional, esta invenção foi o pontapé inicial para a criação da Renishaw, que em 1973 iniciou a produção deste sensor que mudou completamente a exatidão e a flexibilidade das máquinas de medição por coordenada.
O sensor de medição é o dispositivo de maior importância em uma MMC, é ele que será responsável pela identificação do ponto a ser considerado na peça para a sua medição, ou seja, quando o sensor é acionado ele irá enviar uma informação para a MMC para que ela possa salvar os valores que o sensor fez a medição em seu deslocamento nas coordenadas X, Y, Z, este sensor de medição trabalha com um sistema elétrico que muda sua condição de acordo com a força aplicada ao ponto de contato convertendo assim este esforço mecânico em um sinal eletrônico.
O sensor é constituído principalmente por uma parte fixa e uma parte móvel,tendo como parte mais importante um conjunto de três mancais e um contato entre eles, posicionados em 120° entre si e montados sobre a parte móvel e a fixa, outro