maquinas de mediçao
Agradecimentos.
Agradecemos primeiramente a Deus por nos ter iluminado o caminho para que pudéssemos, então, concluir esse trabalho e vencer mais um desafio em nossas vidas. Pois sabemos que a cada momento difícil que passamos Ele nos deu forças e nos segurou em seus braços fortes.
Aos nossos pais por nos ter dado forças a cada momento, pela paciência e por ter cuidado de nós até aqui.
Ao INMETRO pela disponibilidade de livros da biblioteca, de ajuda por diversos meios, além da oportunidade de estarmos aqui, nos preparando para nos formar em curso técnico de alta qualidade.
Agradecemos aos técnicos da LAMED, em especial ao Willian Lima, por ter disposto de seu tempo e paciência para conosco e por ter se empenhado a nos ensinar. Sem a ajuda dele conseguiríamos quem sabe até desenvolver este trabalho, porém não teríamos aprendido.
Ao professor Wellington Barros pela paciência, dedicação e ensinamentos disponibilizados nas aulas. Cada um de alguma forma especial contribuiu para a conclusão desse trabalho e consequentemente para nossa futura formação profissional;
Por fim, gostaríamos de agradecer aos nossos amigos e familiares, pelo carinho e pela compreensão nos momentos em que a dedicação aos estudos foi exclusiva. A todos que contribuíram direta ou indiretamente para que esse trabalho fosse realizado nosso eterno agradecimento.
ii
Resumo.
As máquinas de medir por coordenadas evitam a utilização de vários instrumentos de medição, pois basicamente ela simplifica muitos instrumentos de medição. As máquinas de grande porte podem medir peças de laboratórios de diversos tamanhos à até mesmo asas de avião. Enfim todas as peças podem ser podem ser medidas por uma MMC pois existem dispositivos específicos para cada tipo de material que se quer medir.
Nela existem dois tipos de sistemas, o com contato e o sem contato, que por sua vez é menos exato que o com contato.
As MMCs são divididas basicamente em dois tipos: manual, onde o operador move