metrologia
Curso de Engenharia Mecânica
Máquinas de Medir Coordenadas
RIO GRANDE
2013
Faculdades Anhanguera Educacional
Curso de Engenharia Mecânica
Máquinas de Medir Coordenadas
Trabalho apresentado na disciplina de Metrologia Industrial, do curso de graduação de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera do Rio Grande.
Orientador: Prof. Daniel Souza
RIO GRANDE
2013
“A creditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção.
Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos.”
Paulo Freire
RESUMO
Ao longo das últimas décadas, o uso da metrologia por coordenadas teve um aumento tecnológico significativo, em todos os ramos da indústria. As máquinas de medir coordenadas (MMC) são instrumentos versáteis, que possibilitam aplicações gerais e reduzem o tempo das avaliações dimensionais, necessárias para definir as características principais de peças manufaturadas. Dessa forma, elas estão se tornando imprescindíveis no controle dimensional de peças complexas, para a garantia da qualidade e confiabilidade metrológica exigidas atualmente nos processos industriais. O desempenho metrológico das MMCs tem sido, desde o início, objeto de estudo de numerosas instituições e centros de pesquisa em todo o mundo, assim como dos próprios fabricantes dessas máquinas. Neste trabalho, são apresentados os principais tipos de MMC, suas aplicações e fontes de erros medição por coordenadas, com base nos resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre erros de medição.
Palavras-chave: MÁQUINAS DE MEDIR – ERROS