sistema respiratorio
O SISTEMA RESPIRATÓRIO
Tucuruí-PA
2013
O SISTEMA RESPIRATÓRIO
Trabalho apresentado ao curso de Tec. Em Enfermagem do Instituto de Ensino tecnico UNIDERP, para obtenção de nota no curso tecnico em enfermagem.
Tucuruí-PA
2013
INTRODUÇÃO
Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular.
CONCEITO
Em poucas palavras, o sistema respiratório é responsável pela hematose (troca de gases entre o meio interno e o meio externo) e para isso é composto por várias estruturas, especializadas em conduzir o ar e prepará-lo (no caso do oxigênio) para ser absorvidos pelo organismo.
Funcionalmente, pode ser dividido em duas porções: uma que conduz e outra que promove a hematose. A porção condutora é constituída por estruturas tubulares que conduzem o ar para os pulmões (onde ocorre a hematose) e por transportar o CO2 dos pulmões para o meio externo. As estruturas de condução do ar normalmente estão envolvidas com outras funções, como por exemplo a laringe, que é um órgão de fonação. A faringe participa do sistema digestório, conduzindo alimento para o esôfago, e o nariz é responsável pelo olfato. Essas estruturas são aqui discutidas isoladamente, começando pelo nariz.
Nariz
O nariz pode ser dividido em nariz externo,cavidade nasal e seios paranasais. O nariz externo é formado por um esqueleto oteocartilaginoso, apresenta um ápice (porção superior) e uma base com duas aberturas separadas por um septo, denominadas narinas. A cavidade nasal se comunica com o nariz externo através das narinas e com a