Medição em máquina tridimensional
1 INTRODUÇÃO O sistema de medição por coordenadas é uma ferramenta consolidada e muito atual hoje em dia. É um sistema que atende as exigências do mercado atual, pois garante a qualidade dimensional de produtos em indústrias de diferentes ramos. Em comparação aos meios de medição convencionais, o sistema de medição por coordenadas apresenta diversas vantagens, como a alta flexibilidade, alta produtividade, alta informatização, alta precisão e alta confiabilidade.
2 EQUIPAMENTO UTILIZADO A máquina utilizada para a realização das medições é a Máquina Tridimensional Poli S.p.A, modelo: Hexagon 1. Ela funciona em conjunto com o software CAPPS NT.
3 OBJETIVO DO TRABALHO O objetivo do trabalho realizado em aula é aprender a utilizar este tipo de equipamento, tendo em vista que o sistema de medição por coordenadas é muito vantajoso e prático, sendo muito utilizado no mercado de trabalho, ou seja, um sistema atual e de elevada facilidade, pois é integrado com sistemas CAD/CAM.
4 TAREFA A SER EXECUTADA A tarefa a ser executada era a medição de três cotas diferentes para cada grupo, para isso foi necessário a criação de programas para calibração da ponteira e medição da peça. Estas etapas ocorreram em dias diferentes.
5 PROCEDIMENTO EXECUTADO O primeiro passo foi ligar a máquina. Para isso, verifica-se a drenagem do ar comprimido e checa-se a pressão, que deve estar entre 2,5 a 3,0 bar. É ligado então a rede elétrica e o computador, para que possamos executar o software CAPPS NT.
O próximo passo, realizado individualmente, foi criar um programa de calibração da ponteira utilizada. Fixa-se então a Masterboll na mesa da máquina, e são marcados cinco pontos em sua superfície. O resultado deve ser o mais próximo possível do diâmetro da Masterboll, que era de 2mm.
Após esta etapa, deve se criar um programa para medição da peça. Pode ser utilizado o mesmo arquivo da calibração de ponteiras. É preenchido o cabeçalho