METROLOGIA
Introdução
Historia
Conceito
Conceito de medição Tridimensional (X,Y,Z)
Plano Cartesiano
Máquina de Medição por Coordenadas MMC manual
Sensores
Sensores mecânicos
Sensores Eletrônicos
Sensores Óticos
Medição com a MMC manual (sem SPD)
Nivelamento
Alinhamento
Determinação do ponto de origem
Benefícios da MMC manual (sem SPD)
Configuração e conexão de sistemas
Comparativos de tempos de medição
Conclusão
Referencia Bibliográfica
Introdução
O projeto de novas maquina exige níveis de perfeição cada vez mais altos, tanto no aspecto dimensional quanto no que se refere à forma e a à posição geométrica de seus componentes. Ao lado disso, a indústria vem incorporando recursos de fabricação cada vez mais sofisticados, rápidos e eficientes. Dentro dessa realidade, surgiu a técnica de medição tridimensional, que possibilitou um trabalho de medição antes impossível por meios convencionais, feito somente com grande esforço técnico e/ ou com grande gasto de tempo.
Este trabalho tem objetivo apresentar, o método de medição com a máquina de medir tridimensional e seus recursos, o que revela influência que tal maneira de efetuar medições vem exercendo na verificação da qualidade da indústria atual, cada vez mais exigida para melhorar a qualidade de seus produtos e diminuir custos.
História
A primeira Máquina de Medição por Coordenadas foi desenvolvida pela Companhia Ferranti, da Escócia em 1950, como resultado de uma necessidade em componentes de medição precisa nos seus produtos militares, contudo essa máquina só tinha dois eixos. O primeiro modelo três eixos começou a aparecer em 1960 (Pela empresa DEA da Itália) e o controle computadorizado no começo dos anos 70 (Pela empresa Sheffield dos Estados Unidos). A Leitz da Alemanha mais tarde produziu uma máquina com estrutura fixa e uma mesa móvel.
Conceito de medição Tridimensional