senso perceptivo
1.1 - SENSAÇÃO
Em seu significado preciso, a sensação é o fenômeno psíquico elementar, que resulta da ação estímulos físicos, químicos ou biológicos (da luz, do som, do calor) sobre os nossos órgãos dos sentidos. Existe uma relação causal entre o estímulo exterior e o estado psicológico. Segundo E.D.Adrian a nossa mente recebe todas as informações que podem ser obtidas das mensagens originadas nos receptores resultando que a projeção mental dessas mensagens é uma cópia próxima dos acontecimentos físicos, no nervo sensitivo.
A sensação e classificada em dois grupos: As sensações externas e as sensações internas.
1.1.1 - AS SENSAÇÕES EXTERNAS
Refletem as propriedades e aspectos isolados das coisas e fenômenos que se encontram no mundo exterior, chamadas de sensibilidade especial. Ao conjunto de sensação chama se especial pois nesse grupo se incluem as sensações visuais, auditivas, gustativas, olfativas e táteis. Existem quatro espécies de excitantes: mecânicos, físicos, químicos e elétricos.
Para que se processe uma sensação são indispensáveis as seguintes condições: A excitação de um órgão sensorial(receptor); 2- A transmissão da excitação, através de vias sensitivas, ao centro cortical; 3- A recepção pelo cortical. Exemplo: as sensações externas se produzem deste modo: um agente do meio externo, um som, provoca uma impressão em nosso ouvido: essa impressão determina uma modificação no nervo auditivo; em seguida, essa modificação é conduzida ao centro cortical correspondente.ao atingir o cérebro, a excitação inicial é percebida como sensação.
I.P.Pavlov chama de Analisadores: conjunto anátomo- fisiológico que constitui os aparelhos sensoriais necessários à recepção das sensações. Esses são formados de três partes essenciais: a) Receptor periférico, que recebe os estímulos. b) - Nervos aferentes, que conduzem a excitação aos centros nervosos; c) Centros corticais, correspondentes à terminação das fibras nervosas, onde