Senso Comum
Do Senso Comum ao Conhecimento Cientifico vai uma distância considerável, ao longo dos tempos se verifique uma aproximação. O primeiro baseia-se nos sentidos, crenças, tradições, acredita no que vê ou sente, é fruto das experiências do quotidiano, ou naquilo que se tornou evidente através da evolução da ciência.
O Senso Comum é um saber que se adquire através da vida que se leva em sociedade, por isso, é um saber informal adquirido de forma espontânea através do contacto com o próximo, com situações e objectos que rodeiam o indivíduo. Conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados, ao qual acrescentamos os resultados da nossa experiência vivida na coletividade a que pertencemos. É o conjunto de idéias que usamos para interpretar a realidade, dotado de valores que atuam sobre o nosso modo de pensar e agir. É o primeiro estágio de pensamento. O senso comum se encontra misturado a crenças e preconceitos.
O Senso Comum tem factores positivos e negativos. Se por um lado congrega conhecimentos e sabedoria popular e os transmite de geração em geração fornecendo bases para uma vida adaptativa na sociedade em que estamos inseridos, por outro lado poderá originar o prolongamento de crenças ou opiniões menos verdadeiras e/ou preconceituosas que se arrastam no tempo, somente ultrapassadas por pesquisas/estudos científicos. Um, é a continuação do outro, a Ciência pode comprovar ou desmistificar factos/acontecimentos baseados no senso comum, através dos métodos de pesquisa científica.
Bibliografia:
Professor Danilo
Professor Alvarez Net