senso comum
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento cientifico. Dê exemplos de uso de conhecimento cotidiano dentro do conhecimento cientifico.
R.: Quando fazemos ciência baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela, pois para haver um estudo sobre determinada teoria precisa-se de uma teoria popular, o mais comum são das ervas medicinais criadas por populares e foram cientificamente comprovadas que trazem um efeito positivo. 2. Explique o que é senso comum e dê um exemplo. R.: É o conhecimento adquirido no dia-a-dia pelas pessoas e repassado para seus próximos. Talvez todos já fomos um conselheiro de algum amigo que estava passando por um momento difícil e damos orientações por experiência própria, isso é um caso de senso comum. 3. Explique o que você entendeu por visão de mundo.
R.: É a posição que temos cada um diferente do ouro, pois as experiências vividas são capazes de formalizarem um modo diferente de tratar as pessoas e reagir a certas atitudes. 4. Cite exemplos de conhecimentos da psicologia que o senso comum se apoderou.
R.: Cálculos, o significado da existência humana, a origem do homem, os desenhos do homem em cavernas. 5. Quais os domínios do conhecimento humano, e o que abrange cada um deles?
R.: Os domínios do conhecimento é a arte, filosofia, religião, senso comum e ciência.
Arte: emoção e sensibilidade.
Religião: conjunto de pensamento sobre origem do homem, mistérios, princípios morais.
Ciência: especialização do reconhecimento ao longo dos tempos. 6. Quais características atribuídas pelo conhecimento cientifico?
R.: É uma linguagem especifica, padronizada com estudos comprovatórios, utiliza técnicas e métodos de pesquisa, serve para nossa sobrevivência. 7. Qual a diferença de senso comum e conhecimento cientifico?
R.: Senso comum é aquilo que é passado de um para o outro, é a sabedoria popular, não tem comprovação, experimento, observação, foi o legado dos