Market orientation: the construct research, propositions and managerial implications
1) Porque algumas organizações são mais voltadas para o mercado que outras?
2) Que efeito essa orientação para o mercado tem sobre os funcionários e o desempenho da empresa?
3) O elo entre a orientação para o mercado e o desempenho da empresa depende do contexto ambiental? Para o autor a orientação de mercado significa a geração de inteligência de mercado, foco no cliente, coordenação de marketing e rentabilidade, mas, não só isso, ela é composta por três conjuntos de atividades que permitem uma análise mais focada no papel de quaisquer antecedentes de uma orientação para o mercado:
1) geração de inteligência em toda a empresa sobre as necessidades atuais e futuras dos clientes;
2) disseminação da inteligência por todos os departamentos;
3) prontidão da empresa a essas inteligências.
O marketing inteligente é a consolidação do que os clientes precisam e quais suas preferências e mostra as suas necessidades atuais e consegue também antecipar necessidades futuras, o que se torna um aspecto importante no desenvolvimento de novos produtos.
Porém, a interligação das funções do marketing com o resto dos departamentos proporciona uma maior rentabilidade para as empresas, pois, ao comunicar as necessidades dos clientes a todos faz com que haja uma maior visualização e compreensão do que precisa ser feito.
A primeira hipótese de antecedentes refere-se a alta administração de uma empresa ou seja, da importância que a alta administração tem em incentivar os componentes da organização a acompanhar as mudanças do mercado e a dividir os conhecimento com outros membros e assim ter capacidade de resposta ao mercado.
A segunda propõe que a alta administração evidencie a disposição para assumir riscos e aceitar eventuais fracassos como algo natural para reagir a mudanças do mercado. Isso transmite aos seus subordinados, incentivo para a disseminação da inteligência de mercado.
A