borh
Introdução Falaremos de Niels Henrick David Bohr (Copenhaga, 7 de Outubro de 1885 — Copenhaga, 18 de Novembro de 1962)e do seu conhecido modelo atómico cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. Aprentação, explicar a importância que este físico teve para o Mundo da Ciência.
Bohr
Niels Henrick David Bohr foi um físico notável do século XX, cujos trabalhos contribuíram para a compreensão da estrutura atómica. Nasceu a 7 de Outubro de 1885, na capital da Dinamarca. Licenciou-se, na sua cidade natal em física. Em 1911, Bohr mudou-se para Cambridge, onde trabalhou no laboratório Cavendish sob a orientação de J.J Thomson e, em 1912 passou a trabalhar no laboratório do professor Rutherford, em Manchester. Neste laboratório, Bohr realizou um trabalho sobre a absorção de raios alfa. Entretanto, este físico passou a dedicar-se ao estudo da estrutura do átomo, baseando-se na descoberta do núcleo atómico, realizada por Rutherford. Para além deste trabalho, Bohr dedicou-se também ao estudo do núcleo atómico e à interpretação do fenómeno de fissão do urânio – 235, que abriu caminho para a utilização de energia nuclear. De 1914 a 1916 foi professor de Física Teórica na universidade de Victoria, em Manchester. Mais tarde, voltou para Copenhaga, onde foi nomeado director do instituto de física teórica em 1920. Em 1922, a sua contribuição para o mundo da Física foi internacionalmente reconhecida aquando a atribuição do prémio Nobel da Física. Bohr morreu a 18 de Novembro de 1962, vítima de trombose aos 77 anos de idade.
Do átomo de hidrogénio ao Modelo Atómico
Bohr começou por estudar o átomo de hidrogénio, sendo este o mais simples que existe. Ao estudá-lo concluiu que o electrão deste não emitia radiações enquanto permanecesse na mesma órbita, emitindo-as apenas quando se desloca de um nível de maior energia ( órbita mais distante do núcleo ) para outro de menor energia (