aula quimica
Prof.: Cristiano Luiz Chostak
Disciplina: Química Geral
Considerações importantes antes de falarmos do
Modelo de Bohr:
A energia iria diminuindo, podendo
- Segundo a física clássica, os átomos até assim o elétron então emitiam radiações (ondas) chocar-se com o eletromagnéticas continuamente. núcleo. - Em torno de 1900 o Físico Max Planck sugeriu que tais ondas eletromagnéticas não seriam continuas e sim “pacotes de energia”
(E=h.ν) os quais os chamou de fótons ou quantum (teoria quântica).
- Aproveitando –se da proposta de Planck, Borh propôs os seus
postulados para a teoria atômica.
Postulados de Bohr :
- Segundo Bohr os elétrons descrevem trajetórias circulares definidas ao redor do núcleo chamadas camadas ou níveis de energia
- Cada nível possui um valor definido de energia, quanto mais distante do núcleo maior a energia do nível e do elétron que está nele.
- Quando um elétron absorve energia “ele” salta de um nível de menor energia para um de maior energia, e quando o mesmo volta “ele” libera a mesma energia na forma de luz (quantum ou foton)
Pacotes de energia de
Planck. .
Exemplos de aplicação dos postulados de Bohr :
Teste de chama
Bioluminescência
nos vagalumes
Fogos de artifício
Cálculo das energias dos níveis (camadas) p/ hidrogênio:
O que ocorre com o valor da energia quando n tende ao ∞?
Quando n=1, temos o estado de menor energia (estado fundamental) Postulados de Bohr para o átomo de hidrogênio:
Bohr conseguiu calcular o valor da energia para cada nivel do átomo de hidrogênio através da equação E= (-2,18x10-18 J).(1/n2) , quanto menor o valor dessa energia mais estável é o átomo, portanto para n=1, temos o estado de menor energia e maior estabilidade (estado fundamental), o elétron está mais próximo ao núcleo. Quando n tende ao ∞, o elétron se encontra separado do núcleo (não existe mais atração do núcleo em relação a esse elétron) , logo valor de
E=