Programa PRODUZIR
Brasília - O programa de Organização Produtiva de Comunidades (Produzir), do Ministério da Integração Nacional, chega aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A ação vai ter início em três cidades, com o objetivo de diminuir o desemprego e o subemprego nas comunidades carentes, tanto no campo quanto na cidade. Serão beneficiadas as cidades de Comodoro e Vila Bela da Santíssima Trindade no Mato Grosso e em Ponta Porã no Mato Grosso do Sul.
De acordo com a coordenadora do programa, Iacira Leite Cedrim, a idéia é que as pessoas se organizem em torno de interesses comuns, para desenvolverem uma atividade produtiva. Segundo ela o programa se destina a capacitar pessoas de baixa renda em áreas onde há pouca organização do que é produzido. "O programa se destina basicamente àquelas regiões menos favorecidas no desenvolvimento. A intenção é incluir essas pessoas, excluídas da ação produtiva, nesse desenvolvimento", disse.
"O foco do Produzir é organizar as comunidades, capacitá-las e deixá-las com empreendimentos gerados e funcionando. Empreendimentos esses que tenham como foco o desenvolvimento atividades sustentáveis para a região", garantiu a coordenadora. Segundo ela nesses locais faltam tecnologia e eficiência naquilo que é produzido. Ela lembrou também que é importante que as pessoas se organizem em grupos, como associações e cooperativas para tornar o trabalho mais eficaz.
Nos municípios participantes os técnicos do programa elaboram um diagnóstico das atividades produtivas com maior potencial de desenvolvimento. Nessas três cidades serão apoiadas atividades ligadas ao ecoturismo, artesanato, produção de erva mate e criação de galinhas e cabras.
O Produzir é uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O programa conta, hoje, com um orçamento de R$ 7 milhões para atender 70 municípios. No