SENSO COMUM
PÓS-GRADUAÇÃO "LATO-SENSU" EM GESTÃO EDUCACIONAL
Maria Cleonice Sousa Caixeta
Atividade Disciplinar – Ambiente de Integração Pós –2014A
Guaraí
2014
Maria Cleonice Sousa Caixeta
Atividade Disciplinar – Ambiente de Integração Pós –2014ª
Senso Comum
Atividade disciplinar referente à disciplina de PALESTRAS / NIVELAMENTOS / OUTROS AMBIENTES, apresentada ao UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 44 – 2013
Guaraí
2014
Senso Comum
Com base no texto de Marilena Chauí, senso comum nada mais é do que “as certezas” que cada um traz consigo, na qual são transmitidas de geração em geração e acumulados ao longo da vida, podendo até mesmo ser transformadas em crenças religiosas, costumes e outros.
”O senso comum difere-se em alguns aspectos com a ciência, pois a ciência busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações, enquanto o senso comum é utilizado antes mesmo que se saiba se o método empregado traz o que se espera.” (www.mundoeducacao.com/filosofia/senso-comum.htm).
É o modo de pensar da maioria das pessoas, o conhecimento adquirido a partir de experiências, vivências e até mesmo a observação do mundo, ou seja, é o conhecimento empírico que forma o senso comum de nossa sociedade.
Esse conhecimento não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no dia a dia, ou seja, o senso comum é uma herança cultural capaz de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através dele, uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer. O que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, bem como outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo