senso comum x conhecimento cientifico
O cientista não se caracteriza pela erudição, mas pela busca da evidência dos fatos. O homem comum vê a natureza, ouve a natureza; o cientista a interroga, quer explicações. Só a evidência dos fatos, objetiva e irrefutável, sacia o seu desejo de conhecer o “como” e os “porquês” dos fenômenos. Esse espírito positivo e de objetividade torna o cientista prudente e cauteloso em suas afirmações. Ciência não é literatura de ficção.
Mas não parece contraditório afirmar que o espírito científico deve ser criativo, a criatividade científica versa sobre a elaboração de hipóteses, de instrumentos e processos de pesquisa. Por outro lado, é seu espírito crítico que estará sempre a analisar, questionar, submeter a exame, julgar a validade das soluções estabelecidas. Ele deve ter consciência que lhe cabe, através de seu espírito-crítico, descobrir fórmulas e processos de aplicação dos conhecimentos científicos para o bem-estar e avanço da sociedade.
Deduz-se do exposto que, se através da objetividade o cientista pode chegar ao conhecimento dos fatos e de suas causas, é através do espírito crítico-criativo que chegará à descoberta de novos instrumentos e processos de pesquisa e de como os seus conhecimentos podem ser aplicados em função da melhoria das condições da vida humana.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990.