senso comum x conhecimento cientifico
Senso comum é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir.
O sendo comum é baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a tradição, a intuição e a autoridade de um conhecimento especifico.
O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver.
Temos que destacar que o senso comum é uma forma valida de conhecimento, pois o homem precisa dele para resolver ou superar suas necessidades do dia-a-dia.
O senso comum é ainda subjetivo ao permitir a expressão de sentimentos, opiniões e de valores pessoais quando observamos as coisas à nossa volta.
É importante destacar que o senso comum representa um tipo de conhecimento que não exige uma preocupação com a verificação da sai verdade ou falsidade, ele simplesmente é aceito no meio social devido ao fato de proporcionar resultados positivos, por funcionar bem.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Refere-se tanto a investigação racional ou estudo da natureza, direcionando a descoberta da verdade. Para se obter um resultado coerente são utilizados, principalmente, dois métodos importantes: o dedutivo (onde são levantadas hipóteses a partir da observação e tenta-se provar o contrario dessas hipóteses) e o indutivo (que estabelece regras gerais a partir da observação de casos particulares de determinados objetos).
Vale destacar que o conhecimento cientifico, atualmente representa a forma mais segura de conhecimento devido ao falo de fazer experimentações com o seu objeto de estudo na busca pelo conhecimento da totalidade do mesmo, ou seja, o conhecimento cientifico visa conhecer um objeto por completo, nas suas mais variadas manifestações.
O conhecimento cientifico tornou-se uma